Nota sobre atos de vandalismo no campus

• Publicado: Terça, 03 de Abril de 2018, 09h20
  • Última atualização em Terça, 03 de Abril de 2018, 11h48

Devido aos acontecimentos da última semana, quando alguns alunos do Campus Jacobina do IFBA destruíram materiais que compunham intervenção artística integrante de projeto pedagógico da disciplina de História, referente à atividade avaliativa desenvolvida na 4ª unidade com as turmas do 3º anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio a respeito da representação feminina na Ditadura civil-militar brasileira, incluindo discussões acerca do trabalho realizado pela Comissão Nacional da Verdade, a Diretoria Geral informa que foi montada comissão para apuração dos fatos, sobretudo após denúncia feita pelos alunos da Turma 1813 e nota pública emitida pelo Grêmio Acadêmico dos Estudantes Progressistas (Gadesp) repudiando a ação dos colegas.

Esta comissão tem um prazo de 30 dias, podendo ser prorrogada por mais 30. Uma vez identificado o(s) responsável(is), será aplicada punição, que varia de advertência, repreensão, medida socioeducativa à suspensão ou desligamento, com base no Código Disciplinar institucional, que prevê, dentre outros, o dever de os estudantes absterem-se de atos que perturbem a ordem e atentem contra o patrimônio material e cultural, bem como o exercício das funções pedagógicas, científicas e administrativas.

Compartilhamos do mesmo sentimento dos discentes envolvidos com as referidas atividades educativas, ao que ressaltamos a missão deste Instituto Federal: “formar cidadãos histórico-críticos para além do mundo do trabalho e do conhecimento técnico-científico”.

Entendemos que a representação de parte do nosso passado não fere o perfil laico das instituições públicas, ainda que haja citação de partidos políticos dos quais as personagens retratadas foram membros. Não podemos ocultar dados que fazem parte da história do nosso país, no entanto, o posicionamento adotado pelo IFBA se sustenta na pluralidade de ideias e igualdade de oportunidades. Ou seja, nossa postura sempre prezou pela conscientização dos jovens a partir da contextualização da realidade e do livre debate.

Deste modo, reiteramos nosso compromisso com a formação humanística dos alunos ao tempo que seguimos disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas e buscar alternativas em prol da cultura da paz e da boa convivência para, com e em meio à diversidade.

Epaminondas Macedo

Diretor Geral/ IFBA - Campus Jacobina