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Jacobina é um dos campi do IFBA com maior número de trabalhos aprovados

Publicado: Terça, 02 de Outubro de 2018, 08h22 | Última atualização em Quarta, 03 de Outubro de 2018, 07h46 | Acessos: 88

Com 17 artigos aprovados para apresentação no Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), o Campus Jacobina do IFBA se destacou na região centro-norte do estado. Sob uma diversidade de áreas e temas, incluindo engenharias, ciências exatas e da terra, ciências biológicas, linguística, letras e artes, Jacobina ficou em 3º lugar quanto ao número de aprovações do Instituto. A atual coordenadora de pesquisa do campus é a professora de língua portuguesa Lucília Santa Rosa.

Dentre os estudos qualificados para o evento, que acontece de 27 a 30 de novembro deste ano em Recife (PE), está “Confecção de protótipo de baixo custo gerador de energia elétrica a partir do vapor”, elaborado por quatro estudantes com apoio de docentes, integrantes do grupo de pesquisa Automação, Eficiência Energética e Produção do IFBA.

Após o processo de montagem, a equipe executora realizou análises de desempenho a fim de estabelecer quais fatores operacionais poderiam influenciar na conversão da energia cinética produzida na turbina em energia elétrica utilizável. A base do protótipo é composta por materiais como recipiente de desodorante aerossol e cooler de fonte de alimentação de computador inutilizados.

“Foi possível encontrar finalidades para esses componentes, em geral, destinados de maneira inadequada no meio ambiente. Os resultados obtidos ainda podem ser úteis para a produção de gerador de energia de grande escala visando à sustentabilidade, além de servir como legado do IFBA, para utilização nas aulas práticas de eletromecânica”, explica Tércio Graciano, orientador do estudo ao lado do professor Raimison Bezerra.

Autoria da aluna do 4º ano Thalyta Leal, com orientação dos docentes Beliato Campos e Talita Gentil, o artigo “Análise dos livros didáticos de Física para a compreensão dos conteúdos do ensino técnico em Mineração” apresenta um mapeamento das obras adotadas pelo IFBA do 1º ao 3º ano, a fim de identificar as mais significativas no diálogo com a formação profissionalizante.

“Observei que muitos colegas tinham dificuldade para compreender determinados assuntos. Por exemplo, o beneficiamento de lavra tem fundamentos de mecânica (conteúdo da física) e se relaciona diretamente com o ramo da mineração. Após selecionar os livros, tabulei os conteúdos e verifiquei quais obras auxiliavam melhor na compreensão da mineração, com teoria mais contextualizada, maior número de capítulos, dentre outros. Acredito que a pesquisa trouxe resultados que podem aprimorar a metodologia de ensino do curso técnico, uma vez que muitos livros são sucintos e alguns possuem conteúdos que são divididos, destoando da sala de aula, a exemplo da calorimetria, ensinada desde o 1º ano na disciplina técnica de geologia, mas introduzida na física apenas no 2º”, pontua Thalyta.

foto: estudante Thalyta sorrindo para a câmera

Fruto da própria vivência em sala de aula, a jovem, que estreia no ramo da pesquisa, ressalta a satisfação por ter a possibilidade de participar de um congresso de grande porte como o Connepi: “Estou muito feliz com a aprovação do trabalho e o reconhecimento da sua qualidade!”, comenta.

Popularização da Ciência

Elaborado pelas estudantes de informática Iany Hellen Reis (2º ano), Rafaela Sampaio (1º) e Carla Queiroz (2º), o artigo “Construção de espectroscópio de baixo custo para o ensino da Astronomia”, pretende disponibilizar esse dispositivo óptico para observação da luz de modo acessível e barato para alunos do ensino médio.

“A partir da experiência de meu cunhado, que também é professor de física, e do incentivo do docente Beliato, aperfeiçoamos a ideia de montar o equipamento”, descreve Iany. Para tanto, as jovens utilizaram uma caixa de pasta de dente, fita isolante e mídia de CD/DVD. “É uma forma simples, que pode ser feita por qualquer pessoa. Ao visualizarmos a teoria, de maneira concreta, o aprendizado se torna mais dinâmico e atrativo”, diz Carla.

foto: imagem do objeto construído com destaque para a rede de difração e fenda

O aplicativo Física para Todos também se destacou na série de aprovações. Focado na utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICs) como auxiliar das aulas, o app reúne temáticas distintas no âmbito das ciências da natureza para as séries iniciais (fundamental), visando à formação crítico-reflexiva, autônoma, sócio-cultural e cidadã.

Decorrente da fase de teste realizada com alunos e professores do Colégio Sesc de Jacobina, em  março deste ano, o artigo a ser apresentado pelos estudantes Felipe Torres, Marcos Paulo Rios, Kelvin Alves, Victor Moura e Moisés Reis enfoca questões como funcionalidade e compreensão dos conteúdos.  “Nosso próximo passo será alimentar o aplicativo com mais textos, animações e exercícios, além de jogos. Tudo para que os alunos interajam com a ferramenta de forma prazerosa, motivadora e significativa, tornando o ensino de ciência mais acessível e lúdico”, pontua o professor e orientador da iniciativa Beliato Campos.

foto: equipe do aplicativo em sala de aula no Sesc apresentando a proposta para alunos do fundamental I foto: menino testando o app no celular

O app já rendeu à equipe participação no programa “Bolsista em Foco”, da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), apresentação no XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF), em Campus do Jordão, além de projeção nacional através de entrevista concedida ao Ministério da Educação (MEC). 

Desenvolvimento Sustentável Regional

Utilizar animais e produtos derivados de diferentes órgãos de seus corpos para fins medicinais é uma prática tradicional presente em várias culturas ao longo da história. Com o objetivo de identificar os recursos da fauna utilizados pela população do distrito de Itaitu de forma terapêutica, o mestre em biologia e professor Marcos Reis, em conjunto com os estudantes de mineração Alice Freitas, José Vitor Silva e Juan Pietro, desenvolveu análise a partir de revisão bibliográfica e pesquisa de campo, dando origem ao estudo aprovado no Connepi.

Foram registradas 16 espécies usadas para fins zooterápicos, dentre elas mamíferos, aves, répteis, insetos e anfíbios. "Verificou-se que as abelhas, o carneiro e a galinha apresentam aspectos que foram bastante explorados para uso medicinal na localidade. Analisamos que, apesar dos impactos promovidos pelo turismo e pela expansão imobiliária, Itaitu demonstrou conservar essa prática de importante valor cultural, sobretudo entre a população mais idosa. Infelizmente os jovens pouco detêm esse conhecimento”, avalia Alice, que pretende cursar medicina veterinária devido à paixão pela biologia.

O texto também foi aceito no 15º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, do qual o aluno José Vitor participou representando a equipe. “Nossa meta é de que a pesquisa sirva de base para uma futura proposta de extensão em educação ambiental na comunidade, visando valorizar a diversidade biológica e cultural do lugar”, sinaliza o docente Marcos Reis. 

foto: prof. Marcos ao lado de seis estudantes representando a equipe de trabalho na comunidade de Itaitu

Saiba mais

O Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) é promovido desde 2006. Nesta 12ª edição, o Connepi terá como tema “Os dez anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, buscando fortalecer o debate sobre o papel dos IFs no desenvolvimento social e econômico do país e o caráter estratégico da ampliação dos investimentos em ciência e desenvolvimento tecnológico.

Ao longo de quatro dias, o evento reunirá apresentação de trabalhos e experiências de estudantes, docentes, pesquisadores e pesquisadoras de instituições de educação e cadeias produtivas de diferentes setores, além de palestras, oficinas, minicursos, workshops, mostras tecnológicas e culturais. Um dos destaques da programação é o Universo IF, que se tornou uma das marcas do Connepi por ser um espaço de prospecção de ideias inovadoras e projetos empreendedores de base tecnológica.

O evento é concretizado com o apoio do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), e do Conselho Nacional da Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).  Fonte: connepi2018.ifpe.edu.br

Confira a lista detalhada dos trabalhos aprovados pelo Campus Jacobina do IFBA abaixo:

Área: Ciências Exatas e da Terra     

Título: Análise dos livros didáticos de Física para compreensão dos conteúdos do ensino técnico em Mineração (Pôster)

Autoria: Thalyta Leal I Orientação: profs. Beliato Campos e Talita Gentil 

Título: Construção de espectroscópio de baixo custo para o ensino da Astronomia (Pôster)

Autoria: Iany Hellen Reis, Rafaela Sampaio e Carla Queiroz I Orientação: prof. Beliato Campos

Título: A tecnologia nas aulas de ciências - aplicativo de Física (Pôster)

Autoria: Felipe Torres, Marcos Paulo Rios, Kelvin Alves, Victor Moura e Moisés Reis I Orientação: prof. Beliato Campos

Área: Ciências Biológicas

Título: Fauna zooterápica e ecoturismo no povoado de Itaitu - Jacobina/BA (Pôster)

Autoria: Alice Freitas, José Vitor Silva e Juan Pietro I Orientação: prof. Marcos Reis

Título: Influência da ausência de ETE no lazer e bem-estar da população do entorno do rio Itapicuru-mirim em Jacobina/BA (Pôster)

Autoria: Raiane Moreira, Brenda Rios e Gabriela Alves I Orientação: prof. Marcus Vinícius Santos

Título: Conservação Ambiental da Gruta dos Brejões-Vereda através da implantação de Geoparque em Morro do Chapéu/BA (Pôster)

Autoria: Raiane Moreira, Brenda Rios e Gabriela Alves I Orientação: prof. Marcus Vinícius Santos

Área: Engenharias

Título: Mapeamento das condições de segurança em empresa do setor metal-mecânico de Jacobina/BA (Pôster)

Autoria: Yarley Emanuel da Silva e Victor Henrique Guirra I Orientação: profs. Beliato Campos, Tércio Graciano e Raimison Bezerra

Título: Aproveitamento da água do sistema de refrigeração de ar-condicionado de uso comercial (Pôster)

Autoria: Maria Flávia Gomes,Maria Cléria Nascimento e Bianca Rodrigues I Orientação: prof. Raimison Bezerra 

Título: Avaliação da temperatura de gôndolas de frios da rede de supermercado  da cidade de Jacobina-BA (Pôster)

Autoria: José Fernando Gonçalves, João Victor da Silva e Mariana Lorene Teixeira Orientação: profs. Tércio Graciano, Raimison Bezerra e Beliato Campos

Título: Projeto conceitual de automação a partir da modelagem de Rede de Petri  (Pôster)

Autoria: Clara Emmanuele Mendes e Ana Júlia Marques  I Orientação: profs. William Guterres e Rodrigo Barros 

Título: Projeto e construção de uma máquina de solda ponteadeira com material de sucata (Pôster)

Autoria: Gabriel Mota, Ruhan Tácio da Silva I Orientação: profs.Tércio Graciano, Beliato Campos e Raimison Bezerra

Título: Elementos de Máquinas - Painéis Educativos (Pôster)

Autoria: João Victor Silva, Mariana Lorene Teixeira e Igor Souza I Orientação: profs. Tércio Graciano, Raimison Bezerra e William Guterres

Título: Auditoria de Manutenção - Plano de Análise e Avaliação da Manutenção Mecânica numa empresa do ramo fitness da região de Jacobina/BA  (Pôster)

Autoria: Alan Oliveira, Uanderson Dias, Kauana Lago e Uanderson Reis I Orientação: profs. Tércio Graciano e Raimison Bezerra

Título: Confecção de protótipo de baixo custo gerador de energia elétrica a partir do vapor (Pôster)

Autoria: Igor Souza, Adriele Miranda, Maria Gabriella de Oliveira, João Victor Teixeira I Orientação: profs. Raimison Bezerra e Tércio Graciano

Título: Produção de semigrés com resíduos de calcário em sua composição (Pôster)

Autoria: Igor Souza, Maria Clara Moraes, João Victor Teixeira e Larissa Wendy I Orientação: profs. Tércio Graciano e Raimison Bezerra

Título: Produção de placas solo cimento utilizando resíduos minerais de scheelita e argilas coloridas (Oral)

Autoria: Maria Clara Moraes, Igor Souza, Nisley Eduarda Nascimento e José Fernando Gonçalves I Orientação: profs. Tércio Graciano e Raimison Bezerra

Área: Linguística, Letras e Artes

Título: Estudo das referências estéticas e poéticas do movimento armorial (Pôster)

Autoria: Adriele Miranda Lago e Igor Souza I Orientação: profs. Yarasarrath Lyra, William Guterres, Vitor Otávio Teixeira e Tércio Graciano

 

Texto: Verusa Pinho

Fotos: Verusa Pinho e Acervo das pesquisas

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