Estudantes e professores realizam visita técnica na capital

Publicado: Segunda, 08 de Outubro de 2018, 09h09 | Última atualização em Segunda, 29 de Outubro de 2018, 08h42 | Acessos: 96

Estudar, na prática, o universo do conhecimento tecnológico e propedêutico por meio da interdisciplinaridade. Essa é a proposta das visitas técnicas que se iniciaram no dia 26 de outubro, envolvendo docentes de cinco disciplinas e três turmas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus Jacobina.

Patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o Centro Histórico de Salvador dispõe de importante conjunto cultural no estado da Bahia. Além disso, nele também se encontram os Museus de Energia e Geologia.

Durante as visitas, que acontecem em três momentos - 26 /10 (turma de informática), 31/10 (eletromecânica) e 9/11 (mineração) -, os estudantes terão a oportunidade de vivenciar os saberes da sala de aula in loco, relacionando conceitos do ramo da geologia, língua portuguesa, inglês, sociologia e eficiência energética com os espaços visitados.

Para a disciplina Língua Portuguesa, todas as turmas deverão ter como foco o Barroco, tão presente nas ruas do Pelourinho, sobretudo na Catedral Basílica; para a disciplina Língua Inglesa, os discentes analisarão a arte brasileira em paralelo à estrangeira, como instrumentos de difusão de cultura; no campo da Sociologia, serão evidenciados aspectos do mundo do trabalho na cidade de Salvador/Pelourinho, destacando os problemas da informalidade e do desemprego; para a disciplina Eficiência Energética, o museu da área será destaque, por meio do qual experimentos interativos e maquetes demonstrarão teorias como eletromagnetismo e conversão eletromecânica de energia para a turma de eletromecânica; já a disciplina Noções de Geologia Estrutural e Estratigrafia levará os alunos de mineração ao acervo de rochas disponível no Museu de Geologia, bem como os incentivará a observar a megaestrutura da Falha de Salvador pela vista panorâmica do Elevador Lacerda, a fim de notar a separação da capital em Cidade Alta e Baixa.

Acompanham os jovens os professores Alexandre Akira (me. em eng. elétrica), Joallan Rocha (me. em sociologia), Frederico Zogheib (me. em geologia), Jane Eiry (esp. em inglês) e Lucília Santa Rosa (ma. em língua portuguesa).