Estudantes surpreendem na I Feira de Saúde & Qualidade de Vida do campus

• Publicado: Sexta, 26 de Janeiro de 2018, 09h27
  • Última atualização em Sexta, 02 de Fevereiro de 2018, 09h54

Na tarde desta segunda-feira, 29, o Campus Jacobina do IFBA esteve repleto de cores, aromas, sabores e, claro, conhecimento. Durante sua I Feira de Saúde & Qualidade de Vida, cujo tema foi “terapias alternativas”, estudantes dos 2º e 3º anos das formações técnicas integradas ao ensino médio conduziram explicações e demonstrações com base nas pesquisas realizadas ao longo das aulas de educação física, sob o acompanhamento do prof. Normando Lima.

Valendo-se de banners e salas temáticas, os jovens compartilharam os saberes adquiridos quanto às práticas de cromoterapia, meditação, massoterapia, aromaterapia, terapias alimentares e com argila.

A equipe de Geovana Lira, 2º ano de eletromecânica, ficou responsável pelos tratamentos orientais com ventosas e sangrias. Na sua opinião, a experiência demonstrou que a disciplina ultrapassa os esportes, abrangendo a saúde de modo integral, bem como a estética.

Para o colega de turma Jander Lopes, estudar sobre quiropraxia foi uma retomada do que aprendeu nos aquecimentos do caratê. “Originária do latim quiro (mãos)/práxis (ação), a técnica é muito utilizada para alinhamento da coluna e tem na massagem uma forma de relaxamento”, disse. Yoga e chi-kung foram outros assuntos explanados por meio dos banners.

O espaço voltado para a cromoterapia reuniu diferentes cores, como azul, rosa, vermelho, amarelo e verde, ao lado de músicas para embalar as frequências corporais, causando uma espécie de sinestesia nos participantes. Demonstrações com argila verde, indicada para tratamento da oleosidade, também fizeram parte da programação.

Na sala das terapias alimentares, verduras, frutas, legumes, grãos, especiarias, folhas e flores deram vida ao ambiente, que, do saber popular ao científico, ainda esteve voltado para esclarecimentos acerca de doenças causadas pela má nutrição. Na ocasião, os alunos serviram chá e suco para os visitantes.

Convidados, como Gustavo Sampaio, graduando de educação física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e Ávila Caroline Oliveira, estudante do curso profissionalizante em administração do Ceep/ Felicidade, ficaram encantados com a iniciativa. Através da colega Edileide Farias, aluna do curso técnico subsequente de meio ambiente do IFBA, e da divulgação na fanpage oficial do campus, eles souberam do evento e logo combinaram a vinda. “Gostei muito da aromaterapia, os cheiros foram intensos e fizeram a gente esquecer o mundo lá fora. Também visitei a sala de massagem. Com certeza irei praticá-las no meu dia a dia, principalmente após os treinos. Serão bem úteis!”, comentou Gustavo.  Para Ávila, a massagem foi oportuna: “Agora vou exercitar em casa quando os parentes chegarem estressados”, brincou.

Outros registros do evento estão disponíveis aqui

I Feira de Saúde & Qualidade de Vida do Campus Jacobina

Por Verusa Pinho