Curso de produção de peças cerâmicas acontece na próxima semana

• Publicado: Quinta, 01 de Fevereiro de 2018, 11h22
  • Última atualização em Quinta, 01 de Fevereiro de 2018, 11h31

Além do Campus Jacobina, há vagas para o Centro de Convivência do Idoso

Desta sexta-feira, 2, até segunda, 5, estudantes, professores, técnicos administrativos e funcionários terceirizados do Campus Jacobina do IFBA, além da comunidade externa, terão a oportunidade de se inscrever no Minicurso de Produção de Peças Cerâmicas, culminância do projeto de extensão coordenado pelos professores Yarasarrath Lyra e Tércio Graciano.

Utilizando a técnica de colagem de barbotina e esmaltação cerâmica, caracterizadas pela simplicidade, baixo custo de investimento, resistência e valor agregado, a formação pretende contribuir com o desenvolvimento sustentável regional, através da valorização de práticas culturais tradicionais, especialmente o artesanato com argila.

No IFBA, estão sendo oferecidas 10 vagas. Podem participar tanto integrantes da comunidade institucional, quanto interessados, em geral. Os encontros acontecerão na segunda e terça-feira, 5 e 6/2, das 14h às 16h, no Laboratório de Mineração. Já no Centro de Convivência do Idoso serão 20 vagas, com aulas de quarta a sexta-feira, 7 a 9/2, no mesmo horário.

As inscrições devem ser feitas no setor de Protocolo do campus.

Saiba mais

O primeiro momento do projeto, que começou no ano passado, incluiu a formação dos estudantes bolsistas, que serão monitores das atividades. Nessa etapa também foram elaborados os materiais didáticos e realizada análise tecnológica das matérias-primas.

Nesta segunda fase, o minicurso se estende aos demais públicos do campus, além do Centro de Convivência do Idoso. “Nosso objetivo é de que, posteriormente, os participantes possam se articular na criação de cooperativas de produção de peças cerâmicas utilitárias e decorativas”, destaca Yarasarrath.

Por Verusa Pinho