Minicurso em cerâmica agrega saber popular ao científico

• Publicado: Quarta, 07 de Fevereiro de 2018, 09h45
  • Última atualização em Quarta, 07 de Fevereiro de 2018, 09h45
Estudante bolsista de eletromecânica, João Marcos, um dos facilitadores do minicurso
imagem sem descrição.

Até essa terça-feira, 6, estudantes do Instituto Federal da Bahia - Campus Jacobina participaram do Minicurso de Produção de Peças Cerâmicas, que faz parte de projeto de extensão coordenado pelos professores Yarasarrath Lyra e Tércio Graciano.

Na turma de alunos, também estiveram integrantes da comunidade externa, como é o caso de Caline Mesquita Sento Sé, esposa de egresso do IFBA. Para ela, que faz peças de artesanato como hobby, a formação foi uma oportunidade de conhecer outros procedimentos, como a colagem de barbotina e esmaltação cerâmica.

“A temperatura ideal do forno e os componentes misturados à argila foram novidades pra mim. Cheguei a trazer um vaso que fiz em casa pra turma analisar. A intenção agora é customizar. Eu já gosto de pintar, então, o curso será bem válido!”, comentou.

A jovem Ana Carolina Santana, estudante do 2º ano de mineração, interagiu com o projeto desde o princípio. “Vim para ajudar os colegas na homogeneização da argila e organização dos moldes e acabei gostando”. Segundo ela, o minicurso despertou o interesse acerca do tema. “A gente fala muito sobre argila no curso técnico, consistência etc., e aqui na formação pude manipular o material de perto, além de máquinas que não havia utilizado ainda. Na infância, fiz curso de artesanato, incluindo técnicas com argila. Agora penso em fazer TCC sobre o assunto ou participar de outro projeto relacionado”, disse.

Por Verusa Pinho