IFBA realiza projeto de inclusão digital em instituições sociais de Jacobina

Publicado: Terça, 06 de Março de 2018, 10h43 | Última atualização em Quarta, 02 de Maio de 2018, 14h18 | Acessos: 1113

Desde março, o analista de tecnologia da informação do Campus Jacobina, Ivo Chaves, realiza curso de informática básica em instituições sociais da cidade. A proposta faz parte do projeto de extensão “Livre Inclusão Social-Digital”, idealizado por Ivo em 2015, e conta com a parceria dos demais servidores de TI do campus, bem como de professores e estudantes da licenciatura de computação.

Para Evanildo Souza, 36, integrante da Academia de Capoeira da Jacobina III, participar da formação foi uma oportunidade maravilhosa. “Já tinha começado a fazer curso particular de informática há mais de um ano, mas desisti devido ao trabalho e pela falta de produtividade. Essa experiência com a equipe do IFBA foi ótima, abriu nossa mente! A metodologia dos professores foi muito boa, eles explicavam calmamente, então fomos aprendendo com os erros. Criamos e gerenciamos conta de e-mail e também fomos orientados sobre a elaboração de currículo profissional. Há cinco anos eu fui dispensado do trabalho por não ter a certificação em informática básica. Agora não terei esse problema”, comentou.

imagem: Evanildo com o certificado em mãos ao lado de servidores e estudantes do IFBA

A Casa Rebeca, situada na Bananeira, e a Comunidade Missionária Católica Elohim (Jacobina III) foram as entidades escolhidas nesta segunda fase da iniciativa, que abrange doação de equipamentos e capacitação profissional. A formação conta com 40 horas-aula e aborda o tema softwares livres, focando nas funcionalidades essenciais do sistema operacional, aplicativos de escritório (LibreOffice), jogos educacionais e uso da internet. Na Elohim, o curso ocorreu durante o mês de março, enquanto que, na Casa Rebeca, acontece neste mês.

imagem: estudantes do IFBA ministrando curso para a turma

Fique por dentro

“Desde 2015, através do Programa de Incentivo à Aprendizagem (Pina), promovido no âmbito do nosso Instituto através da Assistência Estudantil, o Campus Jacobina vem executando, com seus servidores e estudantes, ações voltadas para o fomento do uso de software livre, aprendizados com hardware, desenvolvimento de software, dentre outros. Esse projeto foi intitulado ‘Livre Inclusão Social Tecnológica’. Um dos seus principais objetivos era a recuperação de um conjunto de microcomputadores, considerados obsoletos, a partir de carcaças doadas pela Receita Federal e outras instituições, com o intuito de possibilitar as aprendizagens anteriormente mencionadas como extensão da sala de aula aos alunos participantes”, explica o analista.

Após dois anos foi possível recuperar, com o auxílio dos discentes do curso integrado ao ensino médio de informática, mais de 30 equipamentos (desktops e notebooks), então cedidos às entidades mencionadas para fins educacionais. “Agora nossos licenciandos estão tendo a oportunidade de colocar em prática a teoria, acompanhados pelos técnicos e professores envolvidos”, destaca Ivo.

imagem: computadores doados pelo IFBA ao projeto Elohim

Mais registros fotográficos estão disponíveis em nossa fanpage

Por Verusa Pinho

Fotos: Acervo do Projeto