IFBA se destaca no ENEM 2010

Criado em Quinta, 20 Outubro 2011

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, IFBA, apresentou o melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio, Enem 2010, entre as escolas públicas do estado, tanto em pontuação quanto em participação dos alunos na avaliação.

O IFBA campus Salvador obteve média 682,15, resultado da prova objetiva mais a redação, ficando em primeiro lugar entre as escolas públicas e na 7ª posição no ranking que engloba as instituições públicas e particulares do estado. A média obtida também garantiu o segundo lugar entre os Institutos Federais de todo o Brasil, estando, em primeiro lugar, o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

Em relação à participação dos alunos no Enem 2010, o destaque é para o IFBA campus Valença, que apresentou 89% na taxa de participação e média total de 638,41, modalidade ensino médio regular, estando na melhor posição entre as instituições da rede pública da Bahia.

Este ano, o Ministério da Educação (MEC) dividiu as escolas em categorias de acordo com o percentual de participação de estudantes no Enem: a primeira inclui instituições que tiveram de 75% a 100% de adesão; a segunda de 50% a 74,9%; a terceira de 25% a 49,9% e, a quarta, de 2% a 24,9%.

Nesta avaliação, também pode-se destacar o campus Vitória da Conquista, com média de 669,96; Simões Filho, 655,91; Eunápolis, 649,60 com taxa de participação de 66%; Camaçari, 646,96 com taxa de participação de 55% e Santo Amaro, com média total de 638,70 pontos.

A partir dos dados divulgados nesta segunda-feira pelo Inep, identifica-se que a média do IFBA ficou acima da nacional, 511 pontos. Das instituições federais baianas que participaram do Enem 2009, o IFBA apresentou a segunda nota mais alta.

Segundo Mônica Sacramento, integrante da pró-reitoria de ensino e assessora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto, esses resultados se devem ao empenho de toda comunidade do IFBA, através de seus servidores e discentes, somados às ações pedagógicas incentivadoras da formação técnica.

"Nossa missão preconiza a formação do cidadão histórico-crítico, ao oferecer ensino, pesquisa e extensão com qualidade socialmente referenciada, objetivando o desenvolvimento sustentável do país. Somam-se ações específicas de visitas técnicas, estágios, atividades artísticas e culturais, bem como intercâmbio nacional e internacional que complementam a formação teórico-prática", declarou.

Enem

Mais de 3,2 milhões de estudantes participaram do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2010. Entre eles, 1 milhão de concluintes do ensino médio regular. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o Enem evoluiu tanto no aumento da participação dos estudantes concluintes das escolas regulares públicas e particulares — de 824 mil em 2009 para 1 milhão em 2010 — quanto na média nacional obtida por eles nas quatro provas objetivas. No período 2009-2010, a média passou de 501 para 511 pontos.

A meta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo exame, é atingir a média de 600 pontos em 15 anos. Conforme dados do Inep, 33% das escolas ficaram na terceira categoria (de 25% a 49,9%); 27,4%, na quarta (de 2% a 25%); 20,9% na segunda (de 50% a 74,9%) e 17,8% na primeira (de 75% a 100%). Apenas 1% das escolas ficou abaixo de 2% de participação — essas escolas não terão a média divulgada.

O Enem de 2010 avaliou as áreas de conhecimento de ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, além da redação.

Copyright 2014 © Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA - Campus Jacobina. Todos os direitos reservados.
Avenida Centenário, 500 - Bairro Nazaré - Jacobina - BA | CEP:44.700 - 000
Tel.: +55 (74) 3621-1769 / 1805.
Joomla 2.5.14 - Template baseado em myHome-TG